terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Gerencie bem o seu dinheiro


São poucos os que consideram essa uma tarefa fácil. Infelizmente não somos ensinados e treinados nas escolas a lidar bem com nosso dinheiro. Nosso aprendizado geralmente vem através da observância dos modelos daqueles que nos cercam. Já adultos, percebemos que ficou faltando alguma coisa em nossa formação escolar. Inclusive, nos cursos superiores, aprendemos uma profissão, mas novamente não nos ensinam como devemos lidar e tratar o nosso rico dinheiro.

Mas, como a voz do povo é a voz de Deus, podemos iniciar nossa reflexão lembrando do ditado popular "Dinheiro não aceita desaforo".

Isto é, o dinheiro não precisa ser idolatrado mas deve ser tratado com respeito. E o seu ? Fica jogado em qualquer lugar da casa ou solto, perdido nos fundos dos bolsos e das bolsas ? Pois é, melhor colocar cada coisa em seu lugar. Notas na carteira (bem organizadas e dobradas) e moedas no porta moedas, apenas para começar.


Outro ponto, saiba exatamente qual é sua renda líquida mensal. Muitas pessoas desconhecem o exato valor do seu salário ou renda. É importante saber com certeza com quanto se pode contar por mês para não gastar mais do que se ganha. Aliás, o ideal é gastar sempre 10% menos (renda líquida – 10% dessa renda = valor da renda mensal disponível).


Isto porque os 10% que não serão gastos, serão destinados à formação de uma reserva estratégica. Reserva esta que poderá ser usada para se atingir sonhos, os diversos que temos ao longo da vida e que são nossos motivadores. São os sonhos que nos projetam para frente : curso superior, especialização, viagens, troca de carro, casa própria, aposentadoria tranqüila, etc. etc.


Muitas vezes pensamos "quando sobrar dinheiro vou guardar". Oriento o seguinte, inicie o hábito de economizar e poupar agora mesmo, já! É muito simples. Comece fazendo um exame de consciência e observe se no seu dia-a-dia há desperdícios.


Se houver, e geralmente há, elimine-os imediatamente. Aqui vão alguns exemplos : alimentos que são jogados fora, produtos adquiridos e que não foram/serão consumidos/usados (compras por impulso ?), multas por excesso de velocidade, contas de luz, água e telefone muito altas, etc. Esses são alguns exemplos simples de como seu rico dinheirinho pode estar indo embora pelo ralo.


Tome consciência de que com algumas medidas fáceis, você pode ter uma sobra no seu orçamento no final do mês. Esta sobra poderá ser destinada a engrossar a poupança que você já tem ou, se você não tiver ainda, ela poderá ser iniciada imediatamente. Não despreze pequenos valores justamente porque são pequenos. Lembre-se, a chuva é formada por pingos de água...

Inicie sua poupança mesmo que ela seja modesta, nem que seja com um cofrinho! O importante é começar a tratar o seu dinheiro com respeito desde já, ou com mais respeito ainda, se você já faz isso.


Como a expectativa de vida tem aumentado nos últimos anos, graças inclusive aos diversos avanços da medicina, a boa notícia é que você poderá viver até os 100 anos ou mais!

Portanto, prepare-se para ter qualidade de vida e desfrutar muito bem dos anos a mais que lhe estão reservados. Tome consciência também de que qualidade de vida é muito bom mas tem seu preço. Melhor estar prevenido!

Portanto, gerencie muito bem o seu dinheiro hoje e todos os dias. Votos de sucesso!


Fonte: Dinheiro Inteligente

Siga o Bônus no Twitter - @bonusweb - e saiba antes as novidades do software de controle financeiro pessoal
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...