quarta-feira, 16 de março de 2011

10 mandamentos do consumidor consciente


Consumo consciente e responsável são temas muito presentes nos dias atuais. Mas a abrangência dessas atitudes deve ir além de preocupação ambiental. O próprio conceito de socioambiental deve ser encarado também pelos aspectos humanos e econômicos dos próprios indivíduos.

E isso é tão bacana que gera um ciclo positivo. Cuidar bem da natureza pode também fazer bem ao bolso. Se faz bem ao bolso, ajuda a sensibilizar mais gentes. Em outras palavras, seja pela natureza, seja pela preocupação social ou por respeito ao próprio bolso, torne-se a cada dia um cidadão mais responsável. Torne-se um consumidor consciente. Todos ganham, principalmente você.


1– Não gastes mais do que ganhas.

Consumo consciente e responsável começa pelo respeito ao próprio bolso. O limite dos gastos deve ser o da própria renda. Não consegue ganhar mais? Então tem que gastar menos.


2 – Saiba quanto gastas.

Quem não sabe quanto gasta, sempre gasta mais do que pode. Faça anotações. Controle suas despesas, durante algum período, inclusive as pequenas.


3 – Exija comprovante fiscal.

É mais do que um simples pedaço de papel. Você assegura seus direitos em caso de reclamação, ajuda a combater a sonegação, a gerar empregos, impostos, além de facilitar o controle das suas próprias contas.


4 – Conheças (e exija) teus direitos.

Leia o Código de Defesa do Consumidor pelos menos uma vez. Nota fiscal, termo de garantia, cumprimento de prazos, controle de validade, selos de certificação, boa qualidade, bom atendimento são itens pelos quais você paga. Exija isso.


5 – Controle seu orçamento.

Primeiro, faça um orçamento. Pode ser simples. Inclua todas as receitas e despesas previstas. Depois, faça anotações, controles e compare os valores orçados com os realizados. Vá ajustando com o passar do tempo. Este item merece orientação e acompanhamento contínuo. Mas vale à pena!



6 – Não compres por impulso.

Planejamento e autocontrole são palavras chaves. Para o mercado, faça lista de compras. Quando comprar vestuário, compre o que precisa, não o que os vendedores disserem que fica bem em você. Pensou em comprar? Dê mais uma caminhada. Pesquise. Compare. Negocie. Valorize o seu dinheiro. Ficou em dúvida? Não compre.


7- Compres sempre à vista.

Há muitas razões para isso. Melhores preços e condições, melhor atendimento, mais prazer, força de negociação. Mas a principal razão é outra: quem compra à vista não se endivida.


8 – Controles a validade e a qualidade dos produtos.

A melhor maneira de preservar o dinheiro é não desperdiçar. Boas compras ajudam a preservar seu dinheiro. Quer comprar? Alguém quer vender. Use seu poder de consumidor. Exija qualidade.


9 – Seja responsável com a natureza e com o planeta.

Valorize produtos de fornecedores certificados, de baixo consumo, feitos com material reciclado ou reciclável. Ao descartar produtos seja seletivo, especialmente com pilhas, baterias e similares. Aproveite os descontos oferecidos nos estabelecimentos para desestimular o uso de sacolas plásticas. Faça a sua parte. Seu bolso também agradece.


10 – Seja responsável com a sociedade.

Na hora de escolher um produto ou fornecedor, lembre-se que por trás das falsificações, da informalidade, dos produtos de origem desconhecida, da pirataria, pode haver, crimes, trabalho escravo, desemprego, desrespeito à natureza e à dignidade humana. Consumidor responsável estimula e prestigia o comércio e a indústria responsáveis.

Por Álvaro Modernell
Fonte: Mais Ativos
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...