quarta-feira, 22 de junho de 2011

Vai viajar? Que lembranças quer guardar?


O feriado de Corpus Christi é uma oportunidade para relaxar, esquecer por um momento as questões profissionais e aqueles problemas que preocupam nossa mente.

Algumas pessoas vão aproveitar o feriado prolongado para viajar. Mas é preciso cautela nesse momento. Veja o artigo do consultor Conrado Navarro sobre o tema que o Blog do Bônus traz para você:



Por Conrado Navarro

Uma questão sempre chama minha atenção quando converso sobre viagens com clientes e amigos: quais são as principais lembranças da viagem? Não raro, famílias apontam as delícias da viagem, mas também as agruras com as questões financeiras surgidas a partir da decisão de viajar.

Reclamações sobre a mudança de comportamento de um dos membros da família, clima tenso que envolve novas compras quando ainda são muitas as despesas a serem pagas e discussões frequentes por conta dos exageros na viagem (especialmente no cartão de crédito) são alguns dos efeitos colaterais de uma viagem mal planejada.

Pois bem, quais as lembranças que você, caro leitor, pretende guardar de suas viagens? Ora, da alegria de viajar com a família, dos momentos raros diante de lugares e culturas diferentes, das possibilidades de comprar aquilo que você dificilmente compraria onde mora e por ai vai. Então pense em:

Definir e pesquisar os destinos com antecedência.
Viajar não pode ser uma decisão tomada no calor de uma dicussão familiar (como "saída" para uma crise, por exemplo). É preciso bom senso: discuta as possibilidades e destinos com a família e estipule prazos de maneira que o valor necessário possa ser diluido e poupado até a data da viagem;

Sair de viagem com o passeio todo pago e provisões.
A melhor forma de garantir uma viagem tranquila e repleta de lembranças é viajar com a certeza de que você pode e merece desfrutar do pacote que adquiriu. Poupe e negocie o pacote à vista, antes de embarcar, e também reserve capital para gastar durante os dias em que ficará fora;

Usar o cartão de crédito só se você for muito disciplinado.
Para a maioria, o cartão de débito específico de viagens é a melhor pedida. Durante os meses que antecedem a viagem, coloque dinheiro no cartão (disponível em qualquer agência de viagens) e depois use-o até se esgotar. Se a viagem for dentro do país, reserve o dinheiro em sua conta e use o débito até o valor estipulado com a família;

Ter cuidado com os extras.
Durante a viagem serão oferecidos pacotes extra de turismo, opções de jantares, passeios e compras. Discuta-os com a família e avalie as condições financeiras presentes no momento. Será preciso escolher e lidar com a frustração de deixar algumas coisas de lado. É melhor do que endividar-se e correr o risco de amargurar horríveis crises posteriores, acredite!

Você pode achar que viajar assim, com tudo muito bem detalhado e planejado com antecedência, é chato e tedioso. Se pensa assim, é porque não deve ter feito nenhum passeio seguindo estes passos. Convido-o(a) a tentar. Experimentar a sensação de real liberdade (viver sem dívidas) e a chance de curtir dentro de suas possibilidades estreita os laços familiares.

Fonte: Você mais rico, em Você S/A
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...