sexta-feira, 9 de maio de 2008

Planejamento financeiro deve envolver toda a família e quem convive com ela



É consenso saber que, para o sucesso de um planejamento financeiro, todos os membros da família devem estar por dentro das contas da casa e, além disso, devem respeitar a planilha de orçamento.
E quando se fala em família, vêm à mente as figuras de pai, pai e filhos. No entanto, em algumas famílias, uma outra figura importante também deve entrar na lista, quando o assunto é planejamento: a empregada doméstica.
Gerente de contas... da casa
Pesquisa da agência Avenida Brasil, especializada na base da pirâmide de renda, identificou que, em muitos casos, a empregada é responsável por gerenciar um orçamento destinado à compra de produtos para a casa.
É ela que vai ao mercado, quando necessário, e lá troca informações com outras pessoas, recomendando ou desencorajando a compra de alguns produtos. Segundo o levantamento, elas também costumam juntar tablóides para mostrar à patroa os melhores locais para comprar.
"A verdade é que elas sempre estão divididas entre o orçamento apertado, que muitas vezes não permite comprar as marcas mais caras, e o fato que não podem errar escolhendo um produto inferior apenas por causa do preço", explica Renato Meirelles sócio-diretor da Avenida Brasil.
Troca de informações e experiências
De acordo com o estudo, as categorias em que a patroa mais influencia a empregada são produtos de higiene e beleza, mas com produtos de limpeza e
alimentos básicos é a patroa que aprende com ela. "Isso acontece porque, no dia-a-dia, quem utiliza estes produtos com mais freqüência e, portanto, tem mais conhecimento sobre eles, é a empregada", disse Meirelles.
"Nos grupos focais que fizemos, era muito comum uma doméstica dizer que a patroa comprava produtos mais baratos que eram ruins, mas que passaram a comprar os bons depois que elas explicaram os benefícios", completou.
Influência
O levantamento conclui que as empregadas domésticas do Brasil são importantes influenciadoras de compras.
"Por causa deste papel, os anunciantes precisam prestar atenção à forma como a comunicação é feita. Ela precisa ter apelo não só para as patroas, mas também para quem de fato decide pela compra do produto", recomenda Renato Meirelles.
Com essas informações, é possível comprovar o importante papel da empregada no dia-a-dia da família, em seus costumes, hábitos de consumo e, claro, no orçamento doméstico.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...