quinta-feira, 13 de outubro de 2011

5 Razões para controlar seu orçamento



Por Guilherme Nassato

A maioria das pessoas acha que fazer um controle de gastos é um serviço chato, porém, é preciso ficar alerta aos sinais.

Se você não cabe em nenhuma calça, certamente já sabe que está na hora de controlar o peso. Algumas situações servem de alerta para saber se você está perdendo o controle de suas finanças:

Contas, contas e mais contas
* Seu dinheiro acaba antes do final do mês: se todo o mês você precisa pedir adiantamento ao seu chefe porque não tem como arcar com as despesas. Mesmo que cortar gastos seja dramático, o prazer de terminar o mês no azul é melhor. 

* Você nunca poupou na sua vida: não existe nada mais fácil do que gastar. Se você já tem uma certa idade ou não possui uma reserva de emergência é melhor rever os seus atos. Já pensou se, por uma fatalidade do destino, você sofre um acidente e fica impedido de trabalhar?

Por mais que você se sinta bem hoje, a verdade é que não há como prever o que irá acontecer. Mais ainda, no ritmo em que estamos vivendo, uma coisa é certa: o tempo está passando cada vez mais rápido e antes de você se dar conta terá envelhecido. Ter uma poupança poderá te dar uma tranquilidade maior quando ficar velho.

* Vários cartões de crédito: a maioria recusa cartões de créditos de outras operadoras por já possuírem um, se você não se encaixa nessa lista fique esperto! Muitos consumidores consideram o limite do cartão como um acréscimo na sua renda pessoal, e começam a comprar tudo com o crédito extra, para depois serem surpreendidos com faturas que não têm condições de pagar. De agora em diante, comprometa-se a viver dentro dos limites da sua renda, e não da soma dos limites dos seus cartões.

* Compras por impulso: se você já comprou algo só porque estava em liquidação ou compra as coisas e não usa você está dentro desse perfil. Neste caso, faça um esforço para coibir este ato.

* Você não tem ideia de quanto deve: você deve para um monte de credores e não tem a menor ideia do tamanho do rombo. Está na hora de arregaçar as mangas, juntar todos os extratos que possui e calcular o quanto efetivamente está devendo.

Fonte: Blog Finanças Pessoais



Para ajudar nessa tarefa - controle dos gastos - você conta com o Bônus, o melhor software de controle financeiro pessoal disponível no mercado. 
Faça seu cadastro e comece a usar. 
Corte excessos, poupe e realize sonhos. 
Seja mais feliz, com dinheiro no bolso. O Bônus te ajuda! 
Saiba mais em www.bonusweb.com.br
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...