segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Para terminar o ano no azul





Por Guilherme Nassato
O final do ano se aproxima e com ele vêm os presentes de Natal, IPVA, IPTU e os materiais escolares, em termos financeiros é uma época difícil. Confira algumas dicas para terminar o ano no azul. 



1) Faça um diagnóstico apurado: Para controlar as despesas e as finanças é preciso saber para onde o dinheiro está indo. O diagnóstico permitirá que você tome decisões coerentes, como renegociar dívidas, cortar o limite do cheque especial e ajustar as contas. 


2) Corte gastos: Não subestime a sua capacidade de diminuir gastos em todas as despesas. Se você se esforçar, pode conseguir cortar de 20% a 30% do valor das contas de água, luz e telefone. 


3) Mude suas atitudes: Ao invés de usar o 13º salário e as bonificações de final de ano só para pagar dívidas acumuladas, faça um diagnóstico financeiro para entender por que está endividado e, assim, não repetir o erro novamente. 


4) Entenda os fatores: Os problemas financeiros podem ser consequência de vários fatores. É preciso entender mais sobre a dinâmica financeira para administrar melhor as próprias finanças, ter cautela com as empresas que oferecem o chamado 'crédito fácil' e ter domínio sobre a influência do marketing publicitário sobre você. Você realmente precisa comprar aquilo ou é algo que pode ser deixado para depois? 


5) Reúna a família: É importante que todos os integrantes da família saibam como colaborar com os objetivos comuns. Quando todos têm a consciência da contribuição necessária para conquistar as metas, torna-se mais fácil alcançar os objetivos. 


6) Tenha sonhos: Planejar o futuro irá ajudá-lo a economizar e reunir esforços para conquistar o que deseja, seja um computador, um carro, uma casa, uma viagem ou mesmo pagar dívidas acumuladas.

Fonte: Finanças Pessoais

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...