segunda-feira, 26 de março de 2012

5 dicas para pagar as contas em dia



Programação 
Na hora de montar a programação financeira, lembre-se de fazer uma reserva para eventos. "Não adianta cuidar das finanças sem estimar quanto é preciso poupar para as datas relevantes", afirma Altemir Farinhas, consultor da Equilíbrio Financeiro, de Curitiba.

Julho é o mês em que as crianças estão de férias, mas a mensalidade escolar continuará lá, nas contas a pagar. 

Visibilidade 

Na hora de montar suas planilhas financeiras mensais, lembre-se de deixar as datas de vencimento das contas bem visíveis, de preferência na lateral esquerda do documento.

"Visualizando as datas fica mais fácil memorizar os vencimentos e evitar atrasos", afirma o consultor Altemir Farinhas. 



Praticidade 
Se mesmo com planilhas e alertas você acaba se esquecendo de pagar as contas, uma opção é usar o débito automático. Cadastrar-se como um sacado eletrônico no Débito Direto Autorizado (DDA) permite que você visualize pelo site do banco os boletos emitidos em seu nome.

Assim, é possível se planejar e os valores serão automaticamente debitados de sua conta, desde que haja saldo suficiente para os pagamentos. 



Prioridade 
É claro que ninguém vai dizer para você pagar uma parte das contas e deixar outras de lado, mas é importante ter prioridades. As contas sobre as quais incidem juros, como a do cartão de crédito ou outros boletos bancários, devem ter preferência no pagamento. "Dê prioridade às dívidas com juros mais altos", diz o consultor Altemir Farinhas.

Educação 

Pagar as contas em dia e ainda ter dinheiro sobrando no fim do mês é uma habilidade quase exclusiva de quem investe pesado em educação financeira. Além dos livros e dos consultores, há muito conteúdo disponível em sites na internet. 

Fonte: Você S/A

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...